Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de fevereiro de 2020

Saladas fáceis e deliciosas para matar a fome

Surpreenda-se com estes sabores!

Imagem: Christiane Krüger

As saladas são perfeitas como entrada ou parte da refeição e ajudam a consumir mais vegetais no dia a dia. Além disso, as combinações de folhas e legumes com proteínas leves ou massas também podem criar lanches saborosos. Confira a seguir as receitas incríveis de saladas super saudáveis que matam a fome:

  • Christiane Krüger

    1. Salada italiana de pão com abobrinha

    Tempo de preparo: 25 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    200 g de pão italiano amanhecido (p.ex., ciabatta);
    200 g de abobrinha;
    6 colheres (sopa) de azeite de oliva;
    200 g de tomates;
    1 cebola roxa pequena;
    1 dente de alho;
    1 limão;
    2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto;
    sal;pimenta-do-reino moída na hora;
    1 maço de hortelã.

     

    Confira a seguir o modo de preparo e dicas!


  • Igor Ploskin/iStock

    Modo de preparo:

    1. Corte o pão em fatias, depois em pedaços de aproximadamente 2 cm. Lave as abobrinhas, elimine as pontas e corte em fatias.
    2. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira grande e frite os cubos de pão por mais ou menos 4 minutos, de todos os lados, até ficarem crocantes. Retire da frigideira e passe para uma saladeira. Em seguida, frite as abobrinhas em outras 2 colheres (sopa) de azeite na frigideira, em fogo alto, por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte ao pão.
    3. Lave os tomates, corte ao meio, retire as sementes e pique. Descasque a cebola e o alho e pique bem fininho. Adicione tudo ao pão com abobrinha e misture.
    4. Para o molho, lave o limão com água quente, depois seque. Rale a casca e esprema a fruta. Misture o vinagre com o suco e a raspa de limão, sal, pimenta e o restante do azeite.
    5. Despeje o molho sobre os ingredientes da salada e misture. Caso tenha tempo, deixe a salada em repouso na geladeira, em vasilha coberta, por 15 minutos, para tomar gosto. Tempere com sal e pimenta.
    6. Pouco antes de servir, lave a hortelã e sacuda para secar. Arranque as folhas, pique-as e misture à salada.

  • AgisilaouSpyrouPhotography/iStock

    Dicas:

    • Em vez de usar vinagre de vinho tinto, você pode usar vinagre de vinho branco suave ou balsâmico, e em vez da hortelã, manjericão.
    • Para retirar rapidamente as sementes dos tomates, basta cortá-los ao meio, no sentido horizontal, e retirar as sementes com 1 colher (chá). Em seguida, pique a polpa.
    • Para um preparo ainda mais rápido, corte o pão em fatias e torre dos dois lados. Prepare todos os outros ingredientes conforme a descrição e tempere com o molho. Sirva esta mistura sobre as fatias de pão.

  • Magone/iStock

    Variação: salada de pão com pepino, alcaparras e anchovas

    1. Pique e torre 200 g de pão branco, como descrito anteriormente. Lave 1 pepino e corte ao meio, no sentido do comprimento. Retire as sementes das metades e pique em cubos.
    2. Junte ao pão com 200 g de tomates sem sementes picados, 1 cebola, 1 dente de alho picados e 2 colheres (sopa) de alcaparras pequenas. Pique 6 filés de anchova e acrescente à salada.
    3. Prepare o molho como descrito anteriormente, apenas substituindo 1 colher (sopa) de vinagre por 1 colher (sopa) de salmoura de alcaparras.

  • Christiane Krüger

    2. Salada de nhoque ao molho pesto

    Tempo de preparo: 30 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    sal;
    400 g de nhoque;
    1 pimentão amarelo;
    4 colheres (sopa) de azeite de oliva;
    2 colheres (chá) de açúcar mascavo;
    2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico branco;
    200 g de tomates-cereja;
    200 g de champignons em conserva escorridos;
    1 colher (sopa) de pesto de manjericão;
    pimenta-do-reino moída na hora;
    50 g de azeitonas pretas sem caroço;
    150 g de mozarela de búfala em bolas pequenas escorridas.


  • OlyaSolodenko/iStock

    Modo de preparo:

    1. Em uma panela, leve bastante água com sal para ferver. Cozinhe os nhoques nesta água, seguindo as instruções da embalagem. Escorra, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.
    2. Enquanto isso, lave o pimentão, corte ao meio, retire as sementes e as partes brancas internas e corte em pedaços. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira. Frite o pimentão em fogo alto, polvilhe com 1 colher (chá) de açúcar e deixe caramelizar um pouco; tire do fogo e acrescente 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, para esfriar. Coloque o conteúdo da frigideira em uma saladeira grande.
    3. Lave os tomates, seque e frite em 1 colher de azeite, na frigideira, até estourarem. Polvilhe com o restante do açúcar (1 colher), deixe caramelizar e acrescente 1 colher de vinagre, para esfriar. Adicione ao pimentão na saladeira. Misture os cogumelos e o pesto ao conteúdo da saladeira. Tempere tudo com sal e pimenta.
    4. Acrescente as azeitonas e os nhoques, junto com as bolas de mozarela, aos ingredientes na saladeira, misturando tudo. Tempere a salada com sal e pimenta e deixe, de preferência, curtindo mais 15 minutos, em temperatura ambiente, para tomar gosto.

  • Zoya2222/iStock

    Dicas:

    • Elimine as bolas de mozarela, em vez disso junte salame cortado em tiras à salada.
    • Os nhoques podem ser substituídos por macarrão pequeno cozido (por exemplo, conchinhas).
    • Frescor extra: corte uma alface-romana pequena ou outra alface em tiras e adicione à salada, no fim.

  • Karisssa/iStock

    Variação: salada de arroz integral com queijo coalho

    1. Cozinhe 200 g de arroz integral em água e sal, conforme as instruções da embalagem; escorra e enxágue com água fria. Corte 250 g de queijo coalho em fatias.
    2. Caramelize pimentão e tomates como descrito acima. Frite o queijo coalho, deixe esfriar e pique em pedacinhos.
    3. Misture o arroz com todos os ingredientes, como indicado na receita principal, substituindo a mozarela pelo queijo coalho e o pesto de manjericão por pesto de tomates.

  • Christiane Krüger

    3. Salada de macarrão e brócolis com pimentão, amêndoas e passas

    Preparo: 30 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    1 cabeça de brócolis-americano (em torno de 500 g);
    200 g de macarrão orecchiette (orelhinha);
    1 pimentão vermelho;
    sal;
    3 colheres (sopa) de suco de limão;
    2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco;
    pimenta-de-caiena pimenta-do-reino moída na hora;
    5 colheres (sopa) de óleo de girassol;
    50 g de uvas-passas;
    25 g de amêndoas laminadas.


  • KateSmirnova/iStock

    Modo de preparo:

    1. Em uma panela grande, leve 2,5 litros de água para ferver. Enquanto isso, lave os brócolis e separe os buquês. Retire as sementes e as partes brancas internas do pimentão, lave, corte em quatro e depois, em tiras.
    2. Salgue a água fervente. Coloque o macarrão e cozinhe al dente, seguindo as instruções da embalagem. Quatro minutos antes de esgotar o tempo de cozimento, adicione os buquês de brócolis à panela, 2 minutos depois, as tiras de pimentão.
    3. Enquanto isso, faça o vinagrete: numa saladeira grande, junte o suco de limão e o vinagre e tempere com 1 ponta de faca de pimenta-de-caiena, pimenta-do-reino e sal; depois adicione 4 colheres (sopa) de óleo, sempre batendo.
    4. Despeje o macarrão, o brócolis e o pimentão em uma peneira e enxágue com água fria. Deixe escorrer um pouco, junte ao vinagrete na saladeira e misture tudo vigorosamente.
    5. Aqueça o restante do óleo em uma frigideira antiaderente, em fogo médio. Frite as uvas-passas até incharem e as amêndoas laminadas até tostarem. Distribua essa mistura sobre a salada. Misture e sirva a salada imediatamente.

  • Stanislav Honcharuk/iStock

    Variação: salada de macarrão e cenoura com passas

    1. Cozinhe 200 g de farfalle integral, em água e sal, até ficar al dente. Enquanto isso, deixe 4 colheres (sopa) de uvas-passas de molho em água quente.
    2. Pouco antes de terminar o cozimento do macarrão, junte 3 cenouras picadas em fatias finas. Despeje tudo em uma peneira, enxágue com água fria, deixe escorrer e coloque em uma saladeira.
    3. Misture 150 g de coalhada com 50 g de maionese, 3 colheres (sopa) de suco de limão, 2 colheres (chá) de mel, uma pitada de pimenta-de-caiena, sal e pimenta-do-reino, mexendo até formar um creme liso.
    4. Adicione o molho ao macarrão, junto com as passas escorridas e 50 g de nozes picadas, e misture tudo.
    5. Polvilhe a salada com pimenta-do-reino moída na hora e sirva.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados