10 dicas para você cuidar e manter a saúde dos olhos

Há campanhas para alertar sobre a importância de cuidar dos olhos. Há doenças que os oftalmoogistas são os primeiros a diagnosticar.

Elen Ribera | 27 de Fevereiro de 2020 às 10:00

- Imagem: Rawpixel / iStock

Os olhos são nosso bem mais precioso. Mesmo assim, às vezes não os tratamos com o cuidado necessário. Faça exames periódicos, e proteja seus olhos seguindo estas dicas fáceis:

1. Remova a maquiagem toda noite

Isso impede que partículas da maquiagem, que poderiam arranhar a córnea, caiam nos olhos.

Leia também: Conjuntivite: amenize os incômodos com 4 soluções caseiras

2. Vire para os pés, não para os olhos, a ventilação do carro

O ar-condicionado é seco e retira a umidade dos olhos como se fosse uma esponja, por isso dirija o fluxo do ar para longe do rosto. O excesso de secura pode provocar abrasão da córnea e até cegueira. Conjuntivite é apenas uma das infecções oculares.

3. Tenha uma alimentação equilibrada

Tenha uma ingestão balanceada de legumes e verduras e evite gorduras, e a boa saúde se refletirá também nos olhos.

Confira também: Coceira nos olhos: o que pode ser e como tratar

4. Proteja sempre os olhos ao nadar e trabalhar com madeira

Óculos de natação bem ajustados protegem os olhos do cloro e os óculos de proteção evitam que farpas e serragem provoquem abrasão da córnea. Veja 6 soluções práticas para melhorar a área dos olhos.

5. Toda vez que enxugar o rosto use uma toalha limpa

Durante os surtos de conjuntivite, dividir com os outros a mesma toalha multiplica o risco de contágio.

6. Meça a pressão todo mês

É possível fazer isso em casa com um medidor de pressão de pulso. A hipertensão arterial, se não for tratada, pode danificar os vasos sanguíneos do olho. Entenda o glaucoma, uma doença furtiva

7. Caminhe pelo menos quatro vezes por semana 

Há indícios de que o exercício regular pode reduzir a pressão intraocular em pessoas com glaucoma. Mas, lembre-se, as caminhadas não curam o glaucoma nem reduzem a necessidade dos colírios para controlar a pressão intraocular.

 

8. Reduza a exposição ao ar-condicionado 

Ele seca o ar e, por sua vez, resseca os olhos. Experimente também usar um umidificador para aumentar a umidade ou, então, junte várias plantas no cômodo onde você fica mais tempo.

Leia também: 4 dicas quentes para evitar problemas de visão no verão

9. A ajuda da aromaterapia

“A região dos olhos se torna sensível aos estímulos emocionais e podemos utilizar a aromaterapia para ajudar no equilíbrio. Procure um especialista para saber qual óleo essencial é o mais indicado”, diz Sandrah Spiri, ex-presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia. Aromaterapia: use a energia dos aromas para melhorar seu dia

10. Para relaxar

Para relaxar, olhe um ponto longe por 30 segundos após horas de trabalho diante do computador. Entenda como exercícios de relaxamento podem melhorar sua vida