Existe há muito tempo controvérsia sobre a existência da menopausa masculina (ou andropausa). Entretanto, graças a estudos da testosterona, os cientistas agora têm certeza de que ela ocorre.

A partir dos 40 anos, a produção de testosterona, que é responsável pelo desejo sexual masculino, cai gradualmente, e dos 40 aos 60 anos, os homens podem sofrer com sintomas. Eles são semelhantes aos da menopausa feminina, incluindo diminuição da libido, letargia e depressão.

Pode haver perda de massa óssea, tornando os ossos mais suscetíveis a fraturas. Níveis baixos de testosterona também colocam a saúde cardíaca em risco, fazendo com que as artérias coronarianas fiquem mais propensas a espasmos, que são uma importante causa de angina.

Aqui estão algumas dicas para ajudar os homens a passar pela andropausa:

monkeybusinessimages/iStock

1. Procure apoio 

Encontre novas maneiras para aliviar o estresse, tais como fazer parte de atividades em grupo e procurar ajuda individual de um parceiro ou amigo.

Veja aqui como eliminar o estresse.

 


Ridofranz/iStock

2. Faça exercícios

Para produzir endorfinas que aumentam o humor e mantêm os ossos e os músculos fortes e saudáveis, faça atividade física.

Conheça exercícios benéficos para todas as idades.


Aamulya/iStock

3. Ajuste sua dieta

Uma dieta pobre em gordura e rica em fibras, com proteínas, sobretudo, ajudará a estimular a produção de hormônio. Sua saúde agradece o que você come.


margouillatphotos/iStock

4. Maximize os minerais

Uma dieta rica em zinco – carne de porco, castanha-de-caju e frutos do mar, principalmente ostras – ajudará a manter os níveis de testosterona altos.

Encontre ajuda nos suplementos para a infertilidade masculina.