Embora costumem ser desconfortáveis, as dores nas costas, em sua maioria, não são graves. Em geral, a região lombar, que suporta quase todo o peso do corpo, é a mais acometida. Entretanto, uma inflamação ou até mesmo uma lesão leve em qualquer um dos ossos da coluna ou em seus músculos, cartilagens, nervos e outros tecidos podem desencadear dor. E durante o Carnaval não é raro encontrar pessoas que procuram meios de como aliviar a dor nas costas depois da folia nos blocos de rua.

A verdade é que, uma vez que os humanos desafiam a gravidade ficando em posição ereta, a coluna frequentemente fica sob tensão. Assim, as dores nas costas são causadas, na maioria dos casos. O segredo para melhorar esse problema é fortalecer tanto as vértebras quanto os tecido em torno delas.

Principais causas

A maioria das dores nas costas é resultado da sobrecarga muscular. Posturas inadequadas, enfraquecimento dos ossos ou da cartilagem ou deslizamento de disco invertebral também podem causar desconforto. Além disso, perturbação emocional ou algum estresse também podem influenciar nas dores. Doenças como artrite ou osteoporose podem predispor a pessoa à dor nas costas crônica.

Quando procurar o médico?

Procure um médico sempre que a dor nas costas for excruciante ou vier acompanhada de febre ou vômitos. Se surgirem dormência ou formigamento nos braços e nas pernas, ou uma dor intensa se espalhar pela parte de trás da perna (ciática), não hesite em buscar ajuda médica. Além disso, fique atenta se as dores estiverem localizadas em uma região da coluna ou se aparecerem após uma queda ou acidente.

Saiba como evitar e como aliviar a dor nas costas

Para que as dores nas costas não seja uma realidade na sua vida, confira 7 cuidados que devem ser tomados:

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1. Tenha em mãos um anti-inflamatório

Um remédio anti-inflamatório pode representar um alívio momentâneo para a dor na coluna ou em outros locais do corpo. Se você levar uma bolsa pequena, considere incluir um anti-inflamatório.

Existem ainda adesivos que aliviam a tensão da região em que a dor se encontra. Além de serem mais baratos, são também mais práticos, já que não ocupam tanto espaço.


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2. Não deixe de se alongar

Muitas pessoas negligenciam o alongamento no dia a dia, mas a verdade é que ele não é necessário apenas antes da academia ou da caminhada. Andar, pular e dançar equivalem a um exercício intenso e podem resultar em dores nas costas


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3. Use sempre calçados confortáveis

Para melhorar a postura, use calçados confortáveis. A caminhada ou outros movimentos de impacto, quando realizados sem um calçado inadequado, oferecem um risco enorme para a coluna. O ideal é que sejam utilizados tênis específicos para caminhada ou sapatilhas com apoios acolchoados no calcanhar e na parte posterior do pé. Investir em calçados de qualidade é uma resposta simples de como aliviar a dor nas costas.


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4. Fique atento à postura

A má postura também é um fator de risco que ocasiona dores nas costas. Ela acarreta no enfraquecimento dos músculos dorsais, e pode até mesmo causar problemas sérios, como a hérnia de disco. De pé ou sentada, preste sempre atenção à posição da coluna, que deve se manter reta. Veja outras instruções para evitar a má postura e evitar o enfraquecimento da sua coluna!