Como utilizar casca de banana e economizar

A banana é um alimento nutritivo, mas também pode te ajudar de outras formas em casa. Confira como utilizar casca de banana no dia a dia e economizar.

Amanda Santos | 9 de Julho de 2020 às 16:00

bhofack2/iStock -

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de banana. Essa fruta é sinônimo de produto com preço acessível e um alimento rico do ponto de vista nutricional. Ela é uma ótima fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, a fruta também fornece fibras e sais minerais e muito recomendada para evitar cãibras. No entanto, a riqueza do fruto não fica só na parte de dentro, a casca também pode ser reaproveitada de diversas formas. E não é só na culinária. Confira nossas dicas de como utilizar casca de banana e economizar no dia a dia.

Polimento para prataria e sapatos

Usar casca de banana é uma excelente maneira de devolver o brilho à prataria e aos sapatos de couro. Primeiro, remova todo o material viscoso remanescente no interior da casca. Em seguida, basta esfregar o interior da casca nos sapatos e na prataria. Quando você tiver acabado, dê polimento aos objetos com uma toalha de papel ou um pano macio.

Limpeza de plantas de interior

As folhas das plantas que vivem dentro de sua casa parecem desbotadas ou empoeiradas? Nem pense em borrifá-las com água: isso só vai espalhar a sujeira. Experimente limpar cada folha com o interior de uma casca de banana. Ela removerá toda a sujeira da superfície e deixará em seu lugar aquele brilho lustroso.

Tratamento contra pulgão

Os pulgões estão atacando suas plantas? Enterre cascas de banana secas ou cortadas a 3 cm ou 5 cm de profundidade em torno da base das plantas infestadas, e logo os minúsculos parasitas farão as malas e partirão. Mas não use cascas inteiras nem as próprias bananas: elas costumam ser consideradas ótimas refeições por pequenos mamíferos e roedores, que tratarão de cavar as plantas.

Fertilizante ou cobertura protetora

A casca de banana, assim como a própria fruta, é rica em potássio — nutriente importante tanto para você como para o seu jardim. Seque cascas de banana em telas durante os meses de inverno. No começo da primavera, bata-as no liquidificador ou processador e use-as como cobertura protetora para propiciar um começo saudável a plantas novas.

Muitas espécies de rosas e outras plantas também se beneficiam dos nutrientes encontrados na casca de banana. Corte algumas delas e utilize-as como fertilizante de plantas já crescidas.

Adubo

Com seu alto teor de potássio e fósforo, as cascas de banana e as próprias frutas são excelentes aditivos a qualquer adubo. A banana se decompõe especialmente rápido em temperaturas elevadas. Mas não se esqueça de tirar possíveis adesivos grudados na casca e certifique-se de enterrar as frutas no fundo do adubo armazenado, senão elas podem acabar virando apenas refeição de visitantes indesejáveis.

Carne assada mais macia

A casca de banana é usada em muitos países asiáticos para embrulhar a carne durante o cozimento e torná-la mais macia. Algumas pessoas dessas regiões dizem que a própria banana também possui essa capacidade. Então, na próxima vez que você achar que a carne que está cozinhando ficará dura, experimente amaciá-la acrescentando à panela uma banana madura descascada.

Receitas

Com toda a certeza, você chegou até se perguntando como utilizar a casca de banana em outras receitas, além de amaciar a carne assada. E sim, a casca de banana pode ser utilizada em diversos pratos super saborosos como farofa e brigadeiro. As receitas são bem simples e vão te surpreender.

Dica extra contra o desperdício: sorvete e máscara facial de banana

Agora você já sabe como utilizar casca de banana no dia a dia. Mas o que fazer com os frutos que estão amadurecendo rápido e você não tem como consumi-los? Sem dúvida, as receitas caseiras — para saciar a fome ou cuidar da beleza — são a melhor opção.

Sorvete light de banana: Passe as bananas bem maduras pelo processador e leve ao congelador por 2 horas. Passe novamente pelo processador e leve ao freezer por mais 2 horas. Apesar de saudável e saborosa, essa receita é apenas uma opção, há várias outras receitas com banana que você pode experimentar, como doces, bolos e até smoothies.

Máscara facial de banana: Você pode usar a banana como uma máscara hidratante que deixa a pele com aparência e sensação de maciez. Amasse uma banana com 1⁄4 de xícara de iogurte natural e 2 colheres de sopa de mel e aplique-a suavemente no rosto. Deixe agir por 10 a 20 minutos, depois lave com água fria.