Que tal um almoço delicioso pronto em menos de 30 minutos? Confira abaixo receitas como arroz com camarão, arroz frito mexicano (para quem gosta de sabores apimentados), panelada de painço com peixe e abóbora e outras!

Christiane Krüger

Arroz com camarão e abacate

Preparo: 30 minutos.

Rende 4 porções.

Ingredientes:

250 g de arroz-agulha de cozimento rápido;
sal;
250 g de ervilha-torta;
1 maço de cebolinha;
1 pimentão vermelho grande;
2 abacates firmes;
2 colheres (sopa) de suco de limão;
350 g de camarão descascado cru;
4 colheres (sopa) de azeite;
2 a 3 colheres (chá) de pimenta vermelha em pó;
pimenta-do-reino moída na hora.


Zakharova_Natalia/iStock

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o arroz em água fervente com sal, seguindo as instruções da embalagem. Lave e limpe as ervilhas-tortas e junte ao arroz quando faltarem aproximadamente 3 minutos para terminar o cozimento. Tire o arroz e as ervilhas-tortas da panela, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.
  2. Enquanto isso, corte a cebolinha em anéis finos. Reserve em torno de um terço. Limpe e lave o pimentão e pique em pedaços de aproximadamente 1 cm.
  3. Corte os abacates ao meio e elimine os caroços. Tire a polpa das cascas, pique em cubos de aproximadamente 2 cm, regue imediatamente com suco de limão. Enxágue os camarões rapidamente em uma peneira e deixe escorrer.
  4. Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite. Frite os camarões, em fogo médio, por aproximadamente 3 minutos. Tempere com sal e 2 colheres (chá) de pimenta vermelha, retire da frigideira e mantenha-os aquecidos.
  5. Aqueça o restante do azeite (2 colheres [sopa]) na frigideira. Frite ali o arroz, as ervilhas-tortas, o pimentão e as cebolinhas, mexendo sempre, durante 3 a 4 minutos.
  6. Adicione o abacate e o camarão, misture e deixe fritar por 1 minuto. Tempere tudo com sal, pimenta-do-reino e pimenta vermelha, salpique com o restante da cebolinha e sirva.

LenkaPrusova/iStock

Dicas:

  • Para uma versão mais frutada, substitua os abacates por 250 g de abacaxi fresco picado misturado ao arroz com o camarão (passo 6).
  • Pimentas vermelhas frescas dão um toque apimentado a este arroz exótico: acrescente 1 a 2 pimentas vermelhas bem picadinhas no passo 5.

rodrigobark/iStock

Variação: frigideira de arroz e camarão com lentilha

  1. Cozinhe o arroz (passo 1), juntando 100 g de lentilha cozida, 5 minutos antes de concluir o cozimento do arroz. Tire o arroz e a lentilha da panela e deixe escorrer.
  2. Enquanto isso, prepare a cebolinha e os camarões (passos 2 e 3).
  3. Frite os camarões com 2 cm de gengibre em cubinhos em 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada, por aproximadamente 3 minutos, mexendo sempre.
  4. Em seguida, junte a cebolinha e frite por aproximadamente 1 minuto. Polvilhe tudo com 1 colher (chá) de curry em pó e tempere com sal.
  5. Misture o arroz com as lentilhas e 5 colheres (sopa) de caldo de legumes e aqueça tudo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.