Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de fevereiro de 2020

Arroz com camarão e outras receitas fáceis para o almoço

Experimente e surpreenda-se com estas delícias.

Imagem: Christiane Krüger

Que tal um almoço delicioso pronto em menos de 30 minutos? Confira abaixo receitas como arroz com camarão, arroz frito mexicano (para quem gosta de sabores apimentados), panelada de painço com peixe e abóbora e outras!

  • Christiane Krüger

    Arroz com camarão e abacate

    Preparo: 30 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    250 g de arroz-agulha de cozimento rápido;
    sal;
    250 g de ervilha-torta;
    1 maço de cebolinha;
    1 pimentão vermelho grande;
    2 abacates firmes;
    2 colheres (sopa) de suco de limão;
    350 g de camarão descascado cru;
    4 colheres (sopa) de azeite;
    2 a 3 colheres (chá) de pimenta vermelha em pó;
    pimenta-do-reino moída na hora.


  • Zakharova_Natalia/iStock

    Modo de preparo:

    1. Cozinhe o arroz em água fervente com sal, seguindo as instruções da embalagem. Lave e limpe as ervilhas-tortas e junte ao arroz quando faltarem aproximadamente 3 minutos para terminar o cozimento. Tire o arroz e as ervilhas-tortas da panela, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.
    2. Enquanto isso, corte a cebolinha em anéis finos. Reserve em torno de um terço. Limpe e lave o pimentão e pique em pedaços de aproximadamente 1 cm.
    3. Corte os abacates ao meio e elimine os caroços. Tire a polpa das cascas, pique em cubos de aproximadamente 2 cm, regue imediatamente com suco de limão. Enxágue os camarões rapidamente em uma peneira e deixe escorrer.
    4. Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite. Frite os camarões, em fogo médio, por aproximadamente 3 minutos. Tempere com sal e 2 colheres (chá) de pimenta vermelha, retire da frigideira e mantenha-os aquecidos.
    5. Aqueça o restante do azeite (2 colheres [sopa]) na frigideira. Frite ali o arroz, as ervilhas-tortas, o pimentão e as cebolinhas, mexendo sempre, durante 3 a 4 minutos.
    6. Adicione o abacate e o camarão, misture e deixe fritar por 1 minuto. Tempere tudo com sal, pimenta-do-reino e pimenta vermelha, salpique com o restante da cebolinha e sirva.

  • LenkaPrusova/iStock

    Dicas:

    • Para uma versão mais frutada, substitua os abacates por 250 g de abacaxi fresco picado misturado ao arroz com o camarão (passo 6).
    • Pimentas vermelhas frescas dão um toque apimentado a este arroz exótico: acrescente 1 a 2 pimentas vermelhas bem picadinhas no passo 5.

  • rodrigobark/iStock

    Variação: frigideira de arroz e camarão com lentilha

    1. Cozinhe o arroz (passo 1), juntando 100 g de lentilha cozida, 5 minutos antes de concluir o cozimento do arroz. Tire o arroz e a lentilha da panela e deixe escorrer.
    2. Enquanto isso, prepare a cebolinha e os camarões (passos 2 e 3).
    3. Frite os camarões com 2 cm de gengibre em cubinhos em 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada, por aproximadamente 3 minutos, mexendo sempre.
    4. Em seguida, junte a cebolinha e frite por aproximadamente 1 minuto. Polvilhe tudo com 1 colher (chá) de curry em pó e tempere com sal.
    5. Misture o arroz com as lentilhas e 5 colheres (sopa) de caldo de legumes e aqueça tudo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.

  • Christiane Krüger

    Arroz frito mexicano

    Preparo: 30 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    200 g de arroz-agulha de cozimento rápido;
    sal;
    1 talo de alho-poró;
    250 g de feijão-vermelho (em conserva, drenado);
    140 g de milho (em conserva, drenado);
    2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
    250 g de carne moída;
    pimenta-do-reino moída na hora;
    1 colher (chá) de páprica doce em pó;
    3 colheres (sopa) de molho picante;
    6 colheres (sopa) de caldo de carne;
    folhas de coentro para decorar.


  • sallyjshintaffer/iStock

    Modo de preparo:

    1. Leve o arroz para ferver com 400 ml de água com sal e deixe cozinhando em panela tampada por aproximadamente 10 minutos, escorra e deixe esfriar. Enquanto isso, limpe e lave o alho-poró e corte em rodelas de aproximadamente 0,5 cm de largura. Coloque o feijão-vermelho e o milho em uma peneira, enxágue e deixe escorrer.
    2. Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Frite a carne moída em fogo médio, por 5 a 6 minutos, até ficar em grumos soltos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e páprica em pó. Retire da frigideira.
    3. Aqueça o restante do azeite (1 colher [sopa]) na frigideira. Adicione o alho-poró e o arroz e frite por aproximadamente 5 minutos, mexendo constantemente, até o arroz ficar dourado.
    4. Acrescente o feijão, o milho e a carne moída e frite tudo por uns 3 minutos. Misture o molho e o caldo, mexendo bem.
    5. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por mais 2 a 3 minutos. Decore com folhas de coentro e sirva.

  • Karisssa/iStock

    Dicas:

    • O arroz de grão longo pode ser substituído por trigo para quibe, espelta ou trigo.
    • Acompanhamento: sirva com creme azedo (pingue gotas de limão no creme de leite fresco) ou queijo cheddar ralado grosso.

  • Y.Gurevich/iStock

    Variação: feijão e arroz à moda sérvia

    1. Cozinhe o arroz e deixe esfriar (passo 1). Frite 200 g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas finas, em 1 colher (sopa) de óleo.
    2. Retire da frigideira. Refogue o arroz, 2 pimentas vermelhas frescas bem picadas e 8 cebolinhas cortadas em rodelas finas, por cerca de 5 minutos, na gordura que sobrou na frigideira.
    3. Acrescente 250 g de feijão-vermelho cozido escorrido, 140 g de milho em conserva escorrido e a linguiça. Misture 3 colheres (sopa) de ajvar (pasta de pimentão, berinjela e pimenta) e 6 colheres (sopa) de caldo de legumes, mexendo bem.
    4. Tempere o prato com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Salpique salsa e sirva.

  • Christiane Krüger

    Panelada de painço com peixe e abóbora

    Preparo: 30 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    300 g de abóbora-moranga;
    200 g de painço;
    500 ml de caldo de legumes;
    400 g de filé de peixe vermelho ou bacalhau fresco;
    1 colher (chá) de cúrcuma;
    sal;
    1 maço de cebolinha;
    1 dente de alho;
    2 colheres (sopa) de azeite;
    1 colher (sopa) de manteiga;
    1 colher (sopa) de mostarda-preta em grãos;
    1 a 2 colheres (chá) de pasta de curry amarelo tailandês;
    pimenta-do-reino moída na hora.


  • angorius/iStock

    Modo de preparo:

    1. Descasque a abóbora e elimine as sementes. Pique a polpa em cubos de aproximadamente 1 cm. Lave o painço em uma peneira.
    2. Leve o caldo com a abóbora e o painço para ferver em uma panela. Quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar lentamente por 12 a 15 minutos, até o painço absorver o caldo, depois deixe esfriar um pouco com a panela aberta.
    3. Nesse meio-tempo, seque o filé de peixe e corte em pedaços de aproximadamente 2 cm. Tempere com cúrcuma e 1 colher (chá) de sal. Lave e limpe as cebolinhas e corte em rodelas finas. Descasque o alho e pique bem fino.
    4. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e a manteiga. Frite os pedaços de peixe por 3 a 4 minutos, em fogo médio; retire e reserve, mantendo aquecido.
    5. Na gordura restante, frite as cebolinhas e o alho por aproximadamente 2 minutos. A seguir, acrescente os grãos de mostarda, a pasta de curry, o painço e  a abóbora. Frite em fogo médio por aproximadamente 3 minutos, mexendo cuidadosamente. Adicione os pedaços de peixe, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva.

  • Vergani_Fotografia/iStock

    Dicas:

    • Toque de frescor: antes de servir, regue tudo com o suco de 1 limão. Se gostar, salpique ainda com folhinhas de coentro.
    • Dica de substituição: em vez de painço, use a mesma quantidade de arroz (por exemplo, arroz basmati). Caso tenha sobras de arroz cozido, use-as.

  • YelenaYemchuk/iStocks

    Variação: panelada de painço e ervilha com camarão

    1. Limpe 200 g de ervilhas-tortas, cozinhe-as com 200 g de ervilhas congeladas em água com sal por uns 2 minutos; enxágue com água gelada e deixe escorrer bem. Cozinhe o painço.
    2. Refogue uma cebola picada em 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de manteiga, até que fique dourada. Acrescente o painço, as ervilhas-tortas e as ervilhas e deixe fritar por uns 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Misture 200 g de camarões cozidos e escorridos e aqueça tudo.
    3. Tempere com sal, pimenta-do-reino e 2 a 3 colheres (chá) de suco de limão. Salpique salsa e sirva com creme azedo (se não encontrar pronto, adicione algumas gotas de limão ao creme de leite fresco).

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados