Os pães caseiros, além de deliciosos, também trazem uma sensação de aconchego reconfortante. Confira as receitas deliciosas e fáceis de pão de batata, pãezinhos recheados e até mesmo pão de frigideira:

Christiane Krüger

Pãozinho com recheio de mozarela e salsão

Para 1 assadeira, 16 unidades.

Ingredientes:

  • 400 g de farinha de trigo e mais para trabalhar
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • sal
  • 1⁄2 colher (chá) de açúcar
  • 2 folhas de salsão
  • 125 g de mozarela de búfala ou normal
  • pimenta-do-reino
  • moída na hora

 

E mais: papel-manteiga. Confira o modo de preparo a seguir!


Timmary/iStock

Modo de preparo:

  1. Não preaqueça o forno. Cubra a assadeira com papel-manteiga. Misture a farinha com fermento, 1 colher (chá) de sal e açúcar. Adicione 250 ml de água morna e amasse tudo, fazendo uma massa lisa.
  2. Pique o salsão em tiras finas. Pique também a mozarela em cubinhos e deixe escorrer em uma peneira.
  3. Divida a massa com fermento em 16 porções e forme bolinhas com cada
    uma. Misture o salsão e a mozarela, tempere com sal e pimenta. Faça uma cavidade em cada bola de massa, coloque 1 colher (chá) da mistura de salsão e mozarela e feche a massa cuidadosamente sobre o recheio.
  4. Coloque as bolinhas de massa na assadeira e dê uma achatada, com cuidado. Leve a assadeira ao forno frio (grade média) e ligue a 200ºC. Assim que o forno atingir esta temperatura, termine de assar os pãezinhos em 30 minutos.

Makidotvn/iStock

Dica:

Você pode preparar a massa com até 12 horas de antecedência – mas com água fria – e deixar na geladeira durante a noite, para crescer. Depois é só rechear os pãezinhos como descrito e assar.


id-art/iStock

Variação: Pãozinho de aveia com recheio de presunto

Em uma vasilha, misture 250 g de farinha de trigo com 150 g de aveia em flocos (finos), 1 envelope de fermento biológico seco, 1⁄2 colher (chá) de açúcar e 1⁄2 colher (chá) de sal.
Acrescente 200 ml de água morna e 3 colheres (sopa) de óleo e amasse tudo até formar uma massa lisa. Misture 100 g de presunto cozido em cubinhos com 2 colheres (sopa) de creme azedo e um pouco de pimenta. Forme bolinhas com a massa, recheie com a mistura de presunto e feche (passo 3). Coloque os pãezinhos na assadeira preparada e achate um pouco. Leve a assadeira ao forno frio (grade média). Coloque a temperatura do forno a 200ºC e asse os pãezinhos (passo 4).