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Publicado em: 22 de abril de 2020

Você sabe qual exercício é recomendado para sua idade?

Confira um guia com os melhores exercícios para prevenir dores e manter-se saudável.

Imagem: damedeeso/ Istock

Independente da idade, a prática regular de exercícios físicos proporciona uma série de benefícios ao nosso corpo, garantindo nossa energia e bem-estar — agora e também no futuro.

E não é preciso ser um atleta olímpico. Com uma frequência moderada, realizando o tipo adequado à sua idade, você já consegue tirar proveito dos exercícios.

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Crianças, por exemplo, devem ser incentivadas a realizar exercícios que estimulem a coordenação, como danças. Já os idosos, que não possuem mais o corpo tão forte e ágil como antes, podem se beneficiar de atividades suaves, como tai chi chuan.

Os benefícios que os exercícios físicos proporcionam

O controle do peso é apenas um dos benefícios de manter-se ativo. Você também descobrirá como sua respiração, postura e circulação sanguínea melhoram. Além disso, os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico, e, a longo prazo, é muito eficaz na prevenção de dores musculares.

E não é somente o corpo que pode se beneficiar com os efeitos positivos das atividades físicas. O exercício propicia benefícios psicológicos, incluindo melhorias na autoconfiança e no estado de alerta mental e alívio de transtornos do humor.

Confira, agora, uma relação com exercícios físicos indicados para todas as fases da vida: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Adapte-os segundo sua própria realidade e condição – o que importa é manter o corpo ativo e a mente sã!

Atividades físicas recomendadas para cada fase da vida:

adokon/iStock

→ Infância

Se adquirir o bom hábito de se exercitar quando jovem, é provável que se mantenha ativo quando for mais velho. O exercício nos primórdios da infância é informal – correr pelo quintal, praticar natação e assim por diante.


surachetkhamsuk/iStock

Crianças na fase escolar são incentivadas a fortalecer a musculatura e aumentar a coordenação, participando de atividades esportivas e físicas, como treinos de futebol, encontros de atletismo e aulas de dança.


jacoblund/iStock

A obesidade infantil tem efeitos de longo prazo sobre a saúde e o bem-estar, aumentando o risco de pressão arterial alta, diabetes e câncer na idade adulta. O tempo gasto por crianças em atividades sedentárias, como assistir à TV, deve ser limitado. Os pais podem servir de modelos de um estilo de vida enérgico, participando com os filhos de atividades como pique-esconde, andar de bicicleta e jogar bola.


AntonioGuillem/iStock

→ Adolescência

Estresse e ansiedade podem provocar dor ou piorar uma já existente. Participar de 1 hora diária, pelo menos, de atividade física durante a adolescência estimula a autoestima e o bem-estar psicológico, diminuindo as chances de depressão e de outras questões de saúde mental.


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