17 alimentos que atuam como anti-inflamatórios naturais

Alguns alimentos atuam como anti-inflamatórios naturais, ajudando as inflamações. Confira agora quais são eles!

Julia Monsores | 26 de Outubro de 2022 às 13:25

Julio Ricco/iStock -

Você sabia que alguns alimentos, como as castanhas, o salmão e o azeite, podem atuar como anti-inflamatórios naturais? As inflamações são sinais de alarme do corpo. Assim como o tornozelo incha depois de uma torção, outras partes do corpo – incluindo as internas – incham em resposta a lesões, exposição a substâncias químicas ou vírus. As inflamações são formas do nosso corpo avisar que há algo errado.

Contudo, inflamações constantes podem ter várias consequências para a saúde. Pesquisas tem levado especialistas a acreditar que a inflamação está associada à incidência de câncer e ao diabetes. Além disso, processos inflamatórios em órgãos internos e no sistema circulatório têm sido associados a doenças cardíacas.

Alguns alimentos, no entanto, são antioxidantes e atuam como anti-inflamatórios naturais, ajudando a combater os radicais livres que promovem as inflamações. Portanto, confira agora os principais e incremente sua alimentação com eles!

1. Açafrão-da-terra

(Imagem: vainillaychile/iStock)

A curcumina, substância responsável pela coloração amarela do açafrão-da-terra, ajuda a aliviar a inflamação que contribui para o crescimento do câncer. Além disso, cientistas estão estudando a ação anti-inflamatória da curcumina na fibrose cística.

Confira todos os benefícios do ação-da-terra!

2. Azeite de oliva

(Imagem: dulezidar/iStock)

O azeite contém antioxidantes chamados polifenóis, que, segundo pesquisas, ajudam a diminuir a inflamação nos vasos sanguíneos e no cérebro. Prefira o azeite de oliva virgem, que contém mais polifenóis que as variedades mais processadas.

Confira todos os benefícios do azeite de oliva!

3. Camomila

(Imagem: ChamilleWhite/iStock)

Os alemães usam a camomila para curar tudo. A erva é conhecida na Alemanha como alles zutraut, ou “capaz de tudo”.  Além disso, a ação anti-inflamatória da camomila assemelha-se à dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico. Ou seja, é certeira!

Descubra os benefícios do chá de camomila!

4. Canja

(Imagem: donstock/iStock)

Ao analisar a canja em laboratório, um pesquisador do Nebraska Medical Center constatou que ela foi capaz de reduzir em até 75% a inflamação e a congestão causadas por neutrófilos, agentes imunológicos que combatem os vírus. A canja em lata também foi eficaz.

Aprenda a preparar canja e outras sopas curativas

5. Chá-verde

O chá verde é uma das variações do Camellia Sinensis (Imagem: taa22/iStock)

Usado há séculos e com várias indicações medicinais, o chá-verde é uma excelente fonte de polifenóis, que ajudam a diminuir os radicais livres causadores de inflamação. Assim como o chá de camomila, o chá-verde é um ótimo anti-inflamat

Confira outros benefícios do chá-verde!

6. Cravo-da-índia

(Imagem:pilipphoto/iStock)

Muito usado na culinária indiana, o cravo-da-índia contém uma substância anti-inflamatória chamada eugenol. Além disso, segundo estudos feitos em animais, essa substância inibe a COX-2, enzima que estimula a inflamação.

7. Farelos de cereais

(Imagem: Julio Ricco/iStock)

As fibras dos farelos de cereais estão associadas à redução da inflamação em mulheres com diabetes do tipo 2. O Physicians’ Health Study constatou que era 28% menos provável que os médicos que consumiam cereal matinal com fibras todos os dias tivessem insuficiência cardíaca ao longo de 24 anos – um efeito que pode estar ligado à redução da inflamação.

21 maneiras de incluir mais fibras na alimentação

8. Frutos silvestres e cerejas

(Imagem: dianazh/iStock)

Esses frutos doces neutralizam a ação dos radicais livres no organismo. Além disso, também podem ajudar a interromper processos inflamatórios em tecidos.

9. Gengibre

(Imagem: Dokmaihaeng/iStock)

O gengibre é usado há milênios para combater várias doenças – desde dor de estômago até artrite e doenças cardiovasculates –, graças a seu efeito anti-inflamatório. O gengibre ajuda na prevenção e desaceleração do crescimento do câncer. Além disso, alivia as enxaquecas pelo bloqueio das prostaglandinas, que são substâncias inflmatórias.

Confira mais benefícios do gengibre para sua saúde!

10. Hortaliças de cores vivas

(Imagem: AlexRaths/iStock)

Escolha hortaliças em tons intensos de vermelho, laranja e amarelo, que são ricas em carotenoides, antioxidantes de ação anti-inflamatória. Além disso, as hortaliças são excelentes fontes de vitaminas e minerais.

11. Linhaça

(Imagem: panco971/iStock)

A linhaça é rica em ácido alfalinolênico, que o corpo usa para produzir o mesmo tipo de ácidos graxos ômega -3 encontrados em peixes. Assim como o peixe, ela protege contra a inflamação.

12. Nozes e castanhas

(Imagem: Yingko/iStock)

São excelentes fontes de vitamina E. De acordo com dois estudos em animais, o consumo de nozes em conjunto com peixes gordurosos aumentaria a capacidade do corpo de combater a inflamação – e com efeito mais potente do que o consumo de cada um separadamente.

Confira as melhores fontes de ácidos graxos essenciais!

13. Romã

(Imagem: Svetlana Sinichkina/iStock)

Esta fruta é riquíssima em antioxidantes, como o ácido elágico, que ajuda a diminuir a inflamação. Possivelmente, isso explica por que estudos mostraram que a romã reverte o avanço da doença coronariana. Além disso, a romã é rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico.

14. Salmão

(Imagem: Odu Mazza/iStock)

O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3 – uma família de gorduras que tem ação anti-inflamatória. Além disso, estudos sugerem que o aumento do consumo de ácidos graxos ômega-3 ajuda a atenuar os sintomas da artrite reumatoide. Portanto, não perca tempo e conheça mais sobre outras propriedades medicinais do salmão!

15. Sálvia

(Imagem: pashapixel/iStock)

Esta erva anti-inflamatória também tem sido apontada em alguns estudos como capaz de melhorar a memória e reduzir edemas. Além disso, a sálvia é conhecida por ser uma ótima aliada da cicatrização.

16. Suco de laranja

(Imagem: Proformabooks/iStock)

Em um estudo, pesquisadores ofereceram aos voluntários água adoçada com açúcar ou suco de laranja. No grupo que consumiu a água com açúcar, houve uma reação inflamatória, mas o mesmo não ocorreu no grupo que tomou suco de laranja. Os pesquisadores atribuíram esse efeito ao teor de vitamina C e aos vários flavonoides do suco. Por isso, prefira os sucos feitos com 100% de polpa congelada, que preserva mais a vitamina C que o suco de laranja fresco após quatro semanas de armazenamento.

Vitamina C: saiba por que seu corpo precisa dela

17. Vinho

(Imagem: igorr1/iStock)

Por fim, o vinho! O consumo de vinho foi associado à diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas, o que poderia ser atribuído ao seu efeito anti-inflamatório. Mas não exagere! O consumo excessivo de álcool também foi associado ao câncer.