12 coisas para fazer em casa em dias frios

Quando o frio chega, muitos ficam entediados sem saber o que fazer. Confira a seguir uma lista de coisas para fazer em casa em dias frios.

Rayane Santos | 31 de Julho de 2021 às 15:00

AnnaStills/iStock -

Quando o friozinho bate, a última coisa que queremos fazer é sair de casa, não é mesmo? Parece até que a cama e o edredom chamam nosso nome. É nesse momento que bate aquela terrível dúvida: o que fazer dentro de casa? Bem, muitas coisas! Não faltam séries para maratonar, filmes para assistir e bons livros para ler. Confira a seguir uma lista de coisas para fazer em dias frios.

1. Fazer uma sessão de cinema

Reúna a família para curtir o clima de inverno. (Imagem: Ridofranz/iStock)

Chegou a hora de estourar aquela pipoca saborosa, juntar a família, ligar a TV e estará pronta sua sala de cinema em casa. Com tantas plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime e Disney+, não faltam opções de filmes. Contudo, surge um novo problema: qual deles escolher? Às vezes parece que gastamos mais tempo procurando um filme do que de fato assistindo. Para que você não sofra com esse problema, confira nossas listas:

2. Maratonar uma série

A hora voa quando assistimos a uma boa série. (Imagem: AntonioGuillem/iStock)

Outra boa opção é aproveitar o clima de cinema para assistir a uma série. Não há nada melhor do que se enrolar no cobertor e ficar horas maratonando uma saga. Essa é uma ótima atividade, porque você pode fazê-la sozinho, com a família ou com amigos. Caso esteja em dúvida sobre ao que assistir, as seguintes listas de séries vão ajudar:

3. Ler um bom livro

Os livros são ótimos companheiros em dias frios. (Imagem: Mima88/iStock)

Dentre as diversas coisas para fazer em dias frios, uma das melhores é ler. Esse clima é ótimo para, finalmente, pegar aquele livro que está encalhado na sua estante. Os livros são uma porta de entrada para novos mundos. Através deles você aprende, explora e passa por um turbilhão de emoções, sem precisar sair do lugar. Veja abaixo nossas indicações de leitura:

4. Aprender novas receitas

Este é um ótimo momento para se aventurar na cozinha. (Imagem: Lyndon Stratford/iStock)

Sabe aquela receita que você tem vontade de experimentar há tempos, mas nunca fez? Este é seu momento! O inverno é o tempo perfeito para sopas, caldos e canjas. Você pode escolher entre essas opções. Caso seja iniciante na cozinha, comece com receitas fáceis e, depois, vá experimentando outras mais elaboradas. Confira algumas receitas:

Em nosso site, há uma seção dedicada apenas a receitas. Visite-a clicando aqui.

7. Beber chocolate quente

Bebidas quentes são essenciais no tempo frio. (Imagem: humonia/iStock)

Não há como falar sobre coisas para fazer em dias frios sem mencionar o chocolate quente. Além de ser saborosa, essa bebida ajuda a esquentar o corpo. Outro ponto a favor dela é que seu preparo é muito fácil e rápido. Se desejar dar um incrementada, você pode adicionar outros ingredientes além do chocolate.

Leia também: 7 bebidas quentes para se aquecer neste inverno

5. Aventurar-se em jogos on-line com os amigos

Reúna os amigos e divirta-se a distância. (Imagem: RyanKing999/iStock)

Seja por causa do frio, da distância ou da pandemia, nem sempre é possível estar junto aos amigos. Nesses casos, uma boa solução é recorrer a jogos on-line. Atualmente, há sites e aplicativos nos quais você pode se aventurar em jogos de tabuleiro a distância, como Banco Imobiliário, Uno, Detetive e outros.

Além disso, há jogos muito divertidos voltados para o mundo virtual. Durante a pandemia, dois deles tornaram-se muito populares: Gartic e Among Us. O primeiro se trata de um jogo em que os participantes ficam em uma sala on-line e se revezam para desenhar o que é solicitado, enquanto os outros precisam acertar o que está sendo desenhado. Among Us é um jogo de sobrevivência, com uma equipe de até 10 pessoas, na qual até 3 delas são espiões.

Esses são apenas alguns exemplos.

6. Experimentar a costura

Crochê, tricô e costura são ótimos passatempos. (Imagem: gojak/iStock)

Se você considera a costura uma atividade reservada à terceira idade, você precisa repensar essa ideia. Costurar é uma atividade relaxante, sem restrições de idade. Você pode aproveitar essa oportunidade para fazer peças para decorar sua casa ou até tentar fazer algumas roupas para você mesmo.

Para começar, veja 5 canais no YouTube para quem quer aprender a bordar.

Leia também: Amigurumi: o que é, como fazer e 41 ideias para se inspirar

8. Cultivar um jardim de inverno

É possível cultivar plantas, mesmo no inverno. (Imagem: junce/iStock)

Quando estiver procurando coisas para fazer em dias frios, dê uma chance para o cultivo de plantas. Uma opção que cai bem com esse clima é o jardim de inverno. Você não precisa de muito espaço para fazer isso, podendo usar um pequeno local vazio na sala de estar ou, até mesmo, o vão que fica embaixo da escada. Confira aqui modelos e dicas para fazer o seu jardim de inverno na sala.

9. Montar quebra-cabeças

diversão para todo mundo. (Imagem:TacioPhilip/iStock)

Um passa tempo antigo e que pode ser uma ótima escolha para você, é o quebra-cabeças. Com tamanhos e níveis de dificuldade diversos, ele pode ser uma diversão para uma, duas ou um grupo de pessoas. Fora isso, com o passar dos anos, as indústrias passaram a oferecer tantas possibilidades de imagens, que seu quebra-cabeças pode virar um item decorativo da sua casa.

10. Atividades físicas

Não esqueça de se alongar antes e depois dos exercícios físicos. (Imagem: JLco – Julia Amaral/iStock)

É possível que o frio tire um pouco da ‘coragem’ de ir até a academia ou rua, logo, a nossa própria casa pode se tornar um excelente local para colocar o corpo em movimento. Quando exercitamos o corpo, também estamos exercitando a mente e as emoções. Não obstante, com o desenvolvimento dos exercícios, nosso corpo vai aquecendo e consequentemente vamos encarando melhor o frio.

Leia Também: 21 exercícios de força e alongamentos para fazer em casa

11. Mudar a arrumação da casa

(Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock)

Você pode aproveita de dias frios para realizar aquela mudança decorativa que anseia. A maneira como nos vestimos (as peças de roupa, cores e estilos) tem relação com nossa personalidade, mas a arrumação da nossa casa também. Sendo assim, é perfeitamente natural que tenhamos variações de humor e opiniões ao longo do ano.

No inverno é mais comum que tenhamos dias com temperaturas mais baixas, logo, há alterações nas nossas vestimentas e maneira de nos relacionarmos com o mundo. Com a nossa casa não é diferente. Aproveita essa mudança e usa de combustível para dar outro significado ao lar. Confira: 9 livros de decoração e organização para iniciantes.

12. Colorir/Pintar

(Imagem: Group Of Retired Seniors Attending Art Class In Community Centre With Teacher)

Em dias frios, geralmente a cidade fica mais cinza e com menos cores. Que tal colocar mais cores nos seus dias? Atualmente nós encontramos tintas, telas, pincéis, cadernos de desenhos e lápis com maior facilidade e com preços mais acessíveis. Mas outra opção também é, utilizar de carvão, algodão e outros objetos de fácil acesso. O importante é que você se divirta e coloque sua imaginação para funcionar.

Caso pintar não seja de seu agrado, também é possível encontrar livros e cadernos de colorir. Eles podem ser usados individualmente ou em conjunto e ajudam no desenvolvimento de senso cognitivo, capacidade de concentração e promoção da alegria!