Faça uma busca


|
Publicado em: 16 de novembro de 2019

Guia: como escolher cosméticos mais seguros para a saúde

Aprenda a escolher os melhores produtos para cuidar da aparência sem prejudicar a saúde e o meio ambiente.

brunorbs/iStock

Maquiagem

É difícil encontrar maquiagem que não contenha produtos químicos. Todos os cosméticos têm conservantes, porque eles ajudam a evitar a proliferação de bactérias. No entanto, alguns podem conter facilitadores de penetração, como o PEG (propilenoglicol) e a TEA (trietanolamina), que sensibilizam a pele e permitem que substâncias químicas penetrem no corpo.

Por isso, procure as opções mais naturais e com menos fragrância, preferivelmente conservadas com vitaminas A, C ou E.


tenkende/iStock

Unhas

O esmalte e a acetona são produtos à base de solventes, que muitas vezes contém formaldeído, tolueno e ftalatos. Se inalada em grande quantidade, a acetona pode provocar irritação nos olhos e no aparelho respiratório, além de náusea e dor de cabeça.

Por isso, é mais seguro polir as unhas para conseguir um brilho natural. Além disso, procure marcas de esmalte com a menor quantidade de substâncias químicas tóxicas e prefira removedores de esmalte sem acetona.


DmitriyTitov/iStock

Perfumes

Muitos ingredientes aromatizantes podem causar irritações. Porém, os mais preocupantes são o grupo de substâncias químicas chamado ftalatos, que aparecem em quase todos os perfumes e produtos com aroma, desde sabonetes a cremes de barbear.

Algumas empresas internacionais de cosméticos estão retirando voluntariamente de seus produtos dois dos ftalatos mais perigosos – dibutilftalato e dietilexilftalato. Mas se você é alérgico a aromatizantes sintéticos, escolha produtos sem perfume ou produtos orgânicos aromatizados com óleos essenciais.


Lazy_Bear/iStock

Absorventes

Escolha protetores com 100% de algodão orgânico. Também é possível encontrar absorventes sem alvejantes ou alvejados com água oxigenada em vez de cloro.

A solução mais ecologicamente correta são os absorventes reutilizáveis, feitos de tecido macio 100% algodão, que vêm em várias espessuras e podem ser utilizados para menstruação ou incontinência. Há também o coletor menstrual, um pequeno copo de borracha macia que guarda o fluxo menstrual em vez de absorvê-lo. 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados